(11) 2409-9155
Ver endereço
Buscar
Voltar Capa Perguntar
2859 pessoas viram esta oferta
FC Clinica Odontologica Guarulhos ltda
CRO Clinica (CRO 95786/CNES 70/09)
CROSP 95728 / R.T. DRA. FERNANDA G.RODRIGUES
WWW.SORRIAMAIS.COM SORRIAMAIS@GMAIL.COM
TEL. 11-2409-9155 - Rua João Gonçalves, 130 - Centro - Guarulhos
Preços da oferta são ilustrativos em função do CODOGO DE ETICA / CROSP, aonde não permite divulgar valores, sendo que sómente com avaliação na clinica.
PERGUNTAS FREQUENTES
01) O que é Periodontia?
Periodontia é a ciência que estuda os tecidos que envolvem os dentes: gengiva, osso, ligamento periodontal e mucosa alveolar.
02) O que faz um periodontista?
O periodontista trata e previne as doenças da gengiva, do osso e outros tecidos que envolvem os dentes.
03) Que tipos de doenças podem afetar as gengivas?
A principal doença das gengivas é a gengivite. Existem muitas variações dessa doença, mas o sintoma principal é o sangramento ao utilizar escova e fio dental.
04) A gengivite é grave?
Na grande maioria dos casos, a cura da gengivite é fácil. Basta o paciente seguir as orientações do periodontista e realizar profilaxias (limpezas) periódicas (a cada 3, 4 ou 6 meses).
05) O que causa a gengivite?
A principal causa da gengivite é a presença de placa bacteriana aderida à superfície dos dentes.
06) Quais são as outras causas da gengivite?
- Algumas doenças, como a diabetes; - Síndromes de ordem hereditária, como a síndrome de Down; - Algumas medicações, como os anticonvulsivantes; - Alterações hormonais, como as que acontecem durante a gravidez e/ou menopausa; - Estados de convalescência, como nos pacientes com AIDS e leucemia; - Agressões físicas, como quando escovamos os dentes e gengivas com muita força; - Agressões químicas, por exemplo, pela ingestão de substâncias ácidas como refrigerantes e vinagre; - Doenças auto-imunes, como pênfigo e lúpus.
07) Minhas gengivas sangram quando eu uso o fio dental. Isso é gengivite?
Sim, e o primeiro passo é procurar o periodontista para que seja feito um diagnóstico correto. Enquanto isso, caso não tenha dor, continue escovando seus dentes e utilizando o fio dental da melhor forma possível.
08) O palito de dente pode substituir o uso do fio dental?
Não, pois o palito não proporciona remoção de placa bacteriana, além de causar lesões nos dentes e gengivas.
09) Fiz uma cirurgia e o dentista me prescreveu clorexidina (Periogard, Noplak e outros). Gostaria de saber: posso continuar utilizando esse enxaguatório?
A clorexidina provoca alguns efeitos colaterais, como manchamento dos dentes, alteração do paladar, sendo contra-indicado para uso contínuo.
10) Tenho 44 anos de idade, e comecei a sentir alguns dentes amolecendo. Isso é normal, já que estou ficando mais velho?
Não. Em primeiro lugar você deve procurar o periodontista com urgência. Em segundo lugar, as causas desse amolecimento não tem a ver com a idade, e sim com o fator genético e a presença de placa bacteriana.
11) O que é piorréia? Meus pais perderam todos os dentes por causa dessa doença. Será que eu também posso ter?
O termo piorréia não é mais utilizado, mas essa doença é hoje chamada de periodontite. Existe a possibilidade de que você venha a desenvolver esse problema, portanto a sua visita ao periodontista é fundamental para a prevenção do aparecimento desse mal.
12) Como saber se tenho periodontite (doença periodontal)?
Somente consultando o periodontista é que é possivel descobrir se você tem a doença, pois, na maioria dos casos não há sintomas aparentes e muito menos dor. Ao notar amolecimento dos dentes, provavelmente, é porque a doença já chegou a um estágio avançado, e as chances de sucesso do tratamento são muito menores
13) O que é plástica gengival?
É um tratamento cirúrgico realizado para melhorar um sorriso que mostre grande quantidade de gengiva.
14) Como é o tratamento de sensibilidade quando tomo coisas geladas?
O periodontista pode fazer a aplicação de dessensibilizantes e laser, além de enxerto de gengiva para cobrir retrações, que são pedaços da raiz do dente expostos ao meio bucal. Existe também a possibilidade de se cobrir essas retrações com resina (material restaurador da cor do dente).
15) Como remover manchas nos dentes?
Se as manchas forem externas, é possível removê-las através de profilaxia profissional, realizada por um periodontista.
16) Como faço para saber a forma correta de escovar meus dentes?
A melhor forma de aprender as técnicas de higiene bucal é com o periodontista, que vai lhe ensinar qual é o tamanho ideal de escova, de acordo com o tamanho de seus dentes e boca, além de treiná-lo para utilizar o fio dental com eficiência.
17) Escovar do jeito errado pode causar problemas?
Sim, e os problemas mais comuns são a gengivite (sangramento das gengivas), retrações(exposição da raiz do dente) e amolecimento dos dentes, que podem até se perder com o passar do tempo.
18) É verdade que todas as pessoas, com o passar da idade, vão perder seus dentes?
Não. Uma pessoa em idade avançada pode ter todos os seus 32 dentes na boca, se durante sua vida, ela tiver bons cuidados de higienização, escovando seus dentes e utilizando o fio dental 3 vezes ao dia e de forma correta. É claro que as visitas ao dentista devem ocorrer pelo menos 2 vezes ao ano, para realização de profilaxias, aplicação de flúor e orientações profissionais de higiene.
19) Por que o idoso costuma ter mais problemas na gengiva?
Normalmente porque há uma perda de coordenação motora, a escovação e o uso do fio dental se tornam mais difíceis, e há consequentemente um aumento e acúmulo de placa bacteriana (principal causadora da gengivite). É claro que, com o envelhecimento, as defesas do organismo são mais frágeis, e os idosos estão mais propensos a adquirir doenças.
20) Então as pessoas idosas devem frequentar o dentista normalmente?
Sim, e isso é importantíssimo, para que algumas dificuldades que surgem com a idade possam ser compensadas pelo tratamento preventivo, que consiste na remoção de placa, tártaro e orientações específicas de higiene oral.
21) É verdade que o mau hálito vem da boca, e não do estômago?
Sim, na maioria das vezes. A doença periodontal (periodontite) não tratada, a higienização incorreta e pouco frequente, além de hábitos nocivos, como o cigarro e a bebida, podem desenvolver o mau hálito crônico.
22) O que fazer caso eu tenha mau hálito?
A primeira providência é consultar um periodontista, para que ele faça um exame completo de sua boca, língua e dentes, podendo assim tratá-lo ou indicá-lo para avaliação médica
23) Quais as causas do mau hálito?
Doença periodontal, cáries, diminuição da salivação, muito tempo em jejum, saburra lingual (restos orgânicos acumulados na língua), ingestão de alimentos aromáticos, problemas do organismo em órgãos como o intestino e pulmão, infecções bucais de maneira geral, ingestão de álcool e fumo.
24) Dentes apinhados ou tortos podem causar problemas na gengiva?
A gengivite causada por placa bacteriana pode se desenvolver com mais facilidade nos dentes apinhados ou tortos, pois a remoção de placa com o uso de escova e fio dentais é mais difícil.
25) É verdade que a Diabetes pode causar problemas na gengiva?
Sim, portanto as visitas periódicas ao periodontista são fundamentais para o controle desse problemas.
26) Existem outros problemas que podem surgir na boca com a Diabetes?
Sim, como a diminuição da salivação, manchas avermelhadas na mucosa, hálito cetônico(com odor de acetona), risco para a doença periodontal, mobilidade dental e cáries.
27) A doença periodontal e os problemas de gengiva podem causar doenças no coração?
Sim. As bactérias presentes na boca podem atingir a circulação sanguínea, provocando uma doença cardíaca chamada Endocardite bacteriana, que pode levar a óbito.
28) Mas não é perigoso tratar um paciente com problemas cardíacos?
O paciente cardíaco necessita de cuidados especiais, como autorização médica para tratamento odontológico, além da utilização de anestésicos sem vaso-constrictores(adrenalina) e medicação antibiótica antes das consultas odontológicas.
29) A mulher grávida pode realizar tratamento odontológico?
Sim, contanto que o dentista tome alguns cuidados, como a não-realização de radiografias e tratamentos traumáticos, como cirurgias que não sejam de urgência.
30) É verdade que, durante a gravidez, a mulher pode desenvolver problemas na gengiva?
Sim, pois algumas alterações hormonais podem facilitar o desenvolvimento de gengivite(sangramento) e infecções bucais. Além disso, muitas mulheres tem maior dificuldade na higiene bucal, devido aos enjôos freqüentes
31) Existe alguma forma de prevenir esse problema?
Sim, durante a gravidez a mulher deve fazer revisões e profilaxias periódicas com o periodontista, para a quantidade de bactérias na boca se mantenha a menor possível.
32) As doenças na gengiva podem causar algum problema ao feto em desenvolvimento?
Sim, está cientificamente comprovado que a falta de cuidados com a higienização bucal na gravidez pode causar abortos prematuros.
33) A gengiva em alguns de meus dentes mudou de posição, e os dentes ficaram grandes e sensíveis. Existe alguma forma de melhorar esse problema?
O periodontista pode, em alguns casos, realizar uma cirurgia na gengiva, chamada de enxerto gengival. O resultado esperado é que a nova gengiva cubra o pedaço da raiz que estava exposto.
34) O tratamento com enxerto gengival é muito doloroso?
Não, pois o periodontista vai tomar todos os cuidados com relação à anestesia (local), medicação antiinflamatória antes e depois da cirurgia, além de utilizar uma barreira de proteção no local operado, chamada cimento cirúrgico, que fica colada aos dentes e gengiva por pelo menos 5 dias.
35) Eu posso me alimentar normalmente após essa cirurgia(de enxerto gengival)?
Não. Os alimentos devem ser preferencialmente moles e frios nos primeiros dias após o enxerto. Isso evita sangramento, infecções e auxilia na analgesia e cicatrização.
36) A gengiva do enxerto é tirada de onde?
O pedacinho de gengiva a ser colocado sobre a retração é removido do palato (céu da boca), pois nessa área normalmente temos uma gengiva de boa qualidade, chamada gengiva ceratinizada.
37) E o palato (céu da boca) fica desprotegido após a cirurgia de enxerto gengival?
Não. A área doadora normalmente é bem pequena e recebe uma sutura (ponto), proteção com cimento cirúrgico ou placa de acrílico, dependendo da situação
38) Quando eu sorrio, minha gengiva aparece muito e meus dentes são muito pequenos. Existe alguma forma de melhorar esse problema?
Sim. O periodontista pode planejar uma cirurgia chamada plástica gengival, que tem como objetivo remover os excessos de gengiva e expor os dentes que estão escondidos embaixo dela.
39) A cirurgia plástica é muito dolorosa?
Não, pois todo o procedimento é realizado com anestesia local, e, se necessário, com sedação.
40) E o pós-operatório (da cirurgia plástica) é muito ruim?
De jeito nenhum, pois praticamente não há inchaço e muito menos dor, além da área operada estar protegida com o cimento cirúrgico.
41) Os piercings colocados na língua ou lábios podem causar problemas aos dentes e gengivas?
Sim, pois o contato constante desses artefatos pode causar retrações (exposição de parte da raiz do dente), o que é antiestético, e pode causar mobilidade dos dentes e sensibilidade acentuada. Além disso, os piercings na língua podem se tornar verdadeiros depósitos de bactérias, aumentando o risco de infecções.
42) Como se adquire a doença periodontal?
A doença periodontal não é contagiosa, pode se desenvolver em diversas idades e não há uma causa específica para o seu aparecimento. Normalmente o histórico familiar pode apontar para o possível desenvolvimento da doença.
43) Como saber em que etapa da vida eu posso desenvolver esse problema?
É impossível determinar, pois a doença pode ocorrer em jovens, adultos e idosos, indiscriminadamente. A única forma de prevenção e detecção da doença é a frequência ao periodontista a cada 6 meses, além dos cuidados rigorosos com a higiene bucal, cuidados com a saúde e eliminação de hábitos nocivos, como o cigarro e o álcool.
44) Esse problema é muito comum?
Infelizmente, sim. Podemos dizer que o principal problema bucal que atinge a população mundial é a doença periodontal.
45) E esse problema é grave?
Sim, é grave e silencioso. O portador da doença periodontal geralmente apresenta sintomas sutis, parecidos com os da gengivite, como sangramento eventual e mau hálito. A falta de cuidados com a higienização, o tabagismo, alcoolismo e doenças como a Diabetes podem agravar o problema de forma acentuada.
Tempo de garantia ou validade: 1 ano
Antes de comprar, tire suas dúvidas sobre esta oferta. Antes de fazer sua pergunta, veja abaixo se outros consumidores já tiveram a mesma dúvida que você respondida pela loja.
Os campos Pergunta e Termo de uso são obrigatórios. Preencha o campo Email para ser avisado que sua pergunta foi respondida.
Pagamentopresencial
Meios deentrega
Institucional